O Google lançou um novo site de busca na internet, chamado ecoplanet, com a mesma tecnologia e qualidade de busca do Google tradicional - http://www.eco4planet.com/pt/.
A novidade é que:
- A *cada 50.000 consultas* uma árvore será plantada, e fica disponível no portal o número de mudas atingido.
A iniciativa é nova (a contagem das árvores começou mês passado), ainda faltam ajustes, como por exemplo divulgar os locais do plantio e detalhes como se há ou não a preocupação de reflorestamento com as espécies nativas dos respectivos biomas, mas em breve essas questões serão devidamente esclarecidas.
Divulguem essa notícia - o número de mudas ainda está muito baixo, por que poucas pessoas conhecem essa inciativa.
Mudem vocês também!
Mais e mais arvores! O nome originado em “Ecology for planet” faz cada vez mais sentido
Com o entusiasmo de um jovem de pouco mais de 1 ano de vida e a experiência de milhões de pesquisas e usuários, o eco4planet tem o prazer de anunciar que acaba de entrar em nova fase: a partir de hoje, seus acessos ao eco4planet se transformarão em árvores (de verdade!) (leia sobre a mudança realizada em outubro/09 aqui).E o que você precisa fazer? Apenas continuar utilizado o portal e compartilhar essa novidade com o maior número de pessoas, pois a cada 50 mil acessos uma muda vai pra terra.
Queremos deixar tudo claro (apesar do fundo escuro e do péssimo trocadilho) e por isso já respondemos às perguntas que você teria toda a razão em fazer:
Por que plantar árvores?
Nossas ações diárias geram emissão de gás carbônico (dióxido de carbono ou CO2), seja na geração da energia elétrica que usamos em casa, no combustível do carro e também de forma indireta por todos os bens que consumimos cuja fabricação, transporte e armazenamento geram mais uma boa quantidade dos chamados “gases do efeito estufa”.
Plantar árvores tem como função neutralizar essas emissões pois em sua fase de desenvolvimento a árvore absorve CO2 da atmosfera e libera O2 (oxigênio) através da soma das atividades de fotossíntese e quimiossíntese. Ou seja, nossas amigas verdes são verdadeiros filtros de ar, tão necessários para a atmosfera.
E não para por aí, árvores servem de moradia e sombra para diversos animais, evitam o deslizamento de terras, controlam a salinidade do solo e são extremamente importantes para o controle da umidade e temperatura do planeta.
Quantas árvores serão plantadas?
Como foi dito, uma árvore a cada 50 mil acessos totais, ou seja, não apenas acessos seus, mas de todos os visitantes. A quantidade então varia de acordo com o número registradas no site, número esse que você pode acompanhar no rodapé da página principal. Se ainda não o faz, acesse este blog diariamente, passe a usar o eco4planet como seu mecanismo de buscas padrão, página inicial e divulgue a quantas pessoas puder!
Onde as árvores serão plantadas?
Os plantios ocorrerão inicialmente no interior do Estado de São Paulo, principalmente na cidade de Ribeirão Preto, e há planos de expansão a partir de 2010 para outras cidades e estados. As áreas são escolhidas de acordo com a facilidade de acesso, segurança e disponibilidade de pessoal para a manutenção das mudas. Variando de caso há caso, temos áreas onde moradores do local dão manutenção, em outras nós diretamente o fazemos e há ainda aquelas de proteção governamental em que funcionários do município, governo estadual ou federal o fazem.
Quem efetuará o plantio, quando e de quais espécies?
Nós! Sim, colocaremos a mão na terra massa com o apoio de estudantes e biólogos para a escolha das mudas (fornecidas preferencialmente pelo Horto Municipal), locais e para o plantio propriamente dito, que deverá ocorrer mensalmente sempre em quantidade referente às pesquisas do mês anterior.
Como terei certeza de que as árvores estão sendo plantadas?
Informaremos por Twitter a data, hora e local de cada plantio e você está convidado a vir conosco, e é claro, faremos fotos e se possível vídeos para postar aqui no Blog (Edit: veja os plantios realizados!).
Posso criar um programa para acessar/pesquisar muitas vezes e assim plantar mais árvores?
Não, além de sobrecarregar nosso servidor podendo torná-lo lento, isso não daria resultado algum pois nosso sistema de contagem ignora qualquer tentativa de fraude/acesso repetitivo. Lembre-se, a melhor forma de colaborar e usando sempre o eco4planet quando e principalmente indicando ao máximo possível de pessoas.
Como posso contatar a administração do eco4planet?
Para você ou sua empresa contatar-nos a fim de realizar parcerias, enviar sugestões, ou outros interesses em contato (que não sejam dúvidas já que para isso basta usar os comentários aqui do blog), acesse o formulário.
Desta forma, somando à economia de energia ao utilizar o eco4planet por apresentar fundo preto no lugar do tradicional fundo branco, aos wallpapers com temática escura e a todas as dicas, informações e notícias trazidas por este blog, esta iniciativa complementa nosso compromisso de apresentar o portal mais ecologicamente completo, e nos orgulhamos disso e você, que faz parte dessa história, deve se orgulhar também.
Pesquisas de setembro já se transformaram em 12 mudas, veja as fotos
Quem segue o @eco4planet no Twitter soube com antecedência que no último domingo, dia 27, faríamos o plantio no alto da Av. João Fiusa, em Ribeirão Preto/SP e, ahm… fizemos!
Então, sejam bem vindas a terra mudas 18 a 29!
Atendendo a pedidos e com o intuito de dirimir duvidas e desconfianças, desta vez as fotos mostram mais do que nossos pés (!)
Se você tem dúvidas sobre a escolha de espécies de uma olhada no post do plantio anterior. E, como sempre: continue acessando e divulgando para que mais árvores sejam plantadas. Lembre-se: precisamos de muitas árvores *muitas mesmo* para equilibrar a poluição gerada por nossas ações diárias.
Local: Av. João Fiuza – Ribeirão Preto/SP
Espécies:
4 Ipê Rosa (Tabebuia rosea)
4 Jacarandá (Jacaranda mimosifolia)
3 Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba)
1 Jequitibá Branco (Cariniana estrellensis)
Antes de mais nada, medições no terreno para que a distância entre as árvores seja correta
O voluntário Cláudio planta sua primeira muda
Uma visão mais ampla da área
Fonte : http://blog.eco4planet.com/