O que fazer com o seu lixo eletrônico


Confesso que estou para escrever sobre esse assunto há um bom tempo, principalmente depois que minha avó veio me perguntar o que as pessoas fazem com celulares e computadores antigos e eu fiquei um pouco na dúvida, sabe ? Para qual lugar exatamente temos que levar o lixo eletrônico? Então, recebi uma ótima dica da Liliane Ferrari, que também falou sobre isso no blog Juntos por uma Vida Melhor (Clique aqui para ler) e não pude deixar isso de lado mais uma vez. A cada dia que se passa o lixo eletrônico ganha proporções inigualáveis, as pessoas consomem mais, trocam com mais frequência seus celulares, computadores, máquinas digitais e não sabem o que fazer com aquele equipamento antigo, não é assim? Eu, por exemplo, tenho na minha casa alguns celulares que por correria do dia-a-dia estão guardados lá e eu sei que ninguém vai usar, mas também sei que não poderia jogar no lixo comum, e com isso eles estão sendo esquecidos no fundo de uma gaveta.
A rápida obsolescência dos equipamentos eletrônicos atualmente é de causar preocupação por parte da sociedade e dos governantes. E acho que um bom começo é a mobilização das pessoas a partir da informação correta do que deve ser feito. Por seu tamanho, vida útil (curta) e altos custos de reciclagem, sabemos que esses produtos são descartados sem alguma preocupação com os impactos para o ambiente e para a saúde pública. Segundo a ONG Greepeace, são descartados por ano até 50 milhões de toneladas de lixo eletrônicos. Imagina isso daqui a alguns anos, sendo que o consumo de eletrônicos é cada vez maior. Além do mais, jogar eletrônicos no lixo comum é perigoso, pois existem substâncias químicas que penetram no solo, podendo entrar em contato com lençóis freáticos – se isso acontece, substâncias como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio contaminam plantas e animais por meio da água. E no ser humano a ingestão de alimentos contaminados pode causar desde uma simples dor de cabeça e vômito até complicações mais sérias, como comprometimento do sistema nervoso e surgimento de cânceres. Por isso, que tal mudar o seu hábito de consumo e a forma como descarta os eletrônicos? Que tal chamar a família, os vizinhos, os amigos e informá-los sobre este assunto?

Em primeiro lugar certifique-se que o seu aparelho eletrônico não pode ser usado por mais ninguém. O celular, por exemplo, tem uma vida útil muito pequena e muitas vezes queremos trocá-lo porque suas funções estão ultrapassadas. Porém, ele ainda pode ser útil para algum parente, algum amigo ou ainda alguém que você não conheça ( você pode fazer doações ou se preferir pode vender o aparelho, tentando prolongar ao máximo a vida útil deste). Você pode ainda devolver os eletrônicos para os fabricantes ou no caso dos celulares, para as telefonias móvel, pois alguns destes já recolhem os eletrônicos usados. Alguns exemplos: Dell, HP, Motorola, Nokia, TIM, Vivo, Claro. A Fundação Pensamento Digital aceita doação de computadores e o Exército da Salvação (indicado no post da Lili Ferrari) é uma boa opção para doarmos eletrônicos. Segundo ela, todos os objetos recebidos são encaminhados para galpões e são triados e é feita uma manutenção. Em seguida são colocados à venda em bazares beneficentes e a renda é destinada à programas sociais do Exército de Salvação.

O CCE – Centro de Computação Eletrônica da USP – implantou o CEDIR – Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática – que visa executar práticas de reuso, descarte e reciclagem de lixo eletrônico que ficam obsoletos no próprio CCE como nas nas escolas, faculdades e institutos dos diversos campos da Universidade de São Paulo. Esse ano o CEDIR começará a receber o lixo eletrônico da comunidade em 2010. Uma outra iniciativa interessante que aconteceu no ano passado (30/10/2009) foi o “Mutirão do Lixo Eletrônico”, proposto pela secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo, com o objetivo de debater com a sociedade a questão do descarte correto do lixo eletrônico, mobilizando a coleta em 372 cidades do Estado. Apesar desse movimento já ter acabado, encontrei em seu site várias dicas de lugares que você pode encaminhar o seu lixo eletrônico. Ele cita locais que aceitam a doação de computadores e periféricos usados para a montagem de centros de informática, instituições que possuem bazares e aceitam doações de objetos eletroeletrônicos, locais de coleta de pilhas, baterias e celulares, celulares e carregadores e até empresas recicladoras (clique aqui para ler todas essas dicas).

Vale a pena você dar uma pesquisada também em iniciativas da sua cidade. Acima dei exemplos de empresas e lugares que você pode encaminhar o lixo eletrônico, mas nem sempre você irá encontrar todas as opções em sua cidade. O importante é se mobilizar e mudar seu hábito pois opção você tem. Portanto, não jogue nenhum eletrônico no lixo comum e faça a sua parte. Se você já tem iniciativas nesse aspecto, conte sua experiência e divulgue essa informação. Acredito que se cada um de nós fizermos o que estiver ao nosso alcance, teremos um futuro melhor mas, só teremos esse futuro se tentarmos, não é?

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia