quarta-feira, 23 de junho de 2010
A prefeitura informou que o depósito de resíduos no fundo lago causou a proliferação de uma determinada espécie de alga. A planta fez a quantidade de oxigênio diminuir, provocando a morte dos peixes, que ficaram boiando na superfície do lago.
A prefeitura ainda não anunciou um plano para resolver o problema, mas tomará providências imediatas para desobstruir as galerias do lago para que as algas sejam retiradas.
01 de julho de 2010 • 22h10 • atualizado às 23h29.
Secretaria do Meio Ambiente realiza ação emergencial no Lago dos Patos Silas Macedo
A Secretaria do Meio Ambiente iniciou hoje uma série de medidas emergenciais para combater a morte dos peixes do Lago dos Patos (Praça Cícero de Miranda, s/n, Vila Galvão) devido a baixa oxigenação da água. O chefe de parques municipais, vinculado a secretaria, Maurício Lessa, disse que foram instaladas emergencialmente três bombas de oxigenação no lago e que em breve serão instaladas outras.
Ele disse ainda que a primeira ação foi remover e transferir os peixes para os lagos do zoológico da cidade, para garantir a sobrevivência dos animais, levando em conta o grande número de peixes mortos nos últimos dias.
A segunda ação foi a contratação de uma empresa especializada que realizará a limpeza do lago com um produto que fará a flotação – processo que separa partículas pesadas, microorganismos e detritos, levando o material para o fundo, para depois retirá-lo com o sistema de dragagem (sucção).
Lessa explicou que vários fatores contribuem para o problema, tais como; falta de chuvas para a oxigenação natural, a proliferação de algas e bactérias, possível contaminação decorrente das enchentes e vazamento de esgotos, além da população que joga lixo no lago.
Ele explica que diariamente uma equipe realiza a limpeza do lago, recolhendo uma grande quantidade lixo, fato que contribui com a poluição no lago. “Além do trabalho da secretaria, a conscientização da população é fundamental para causar menos problemas ao meio ambiente. Todos devem fazer a sua parte”, disse Lessa.
Fonte : www.dgnews.com.br