12/10/2008 - Educação ambiental
A diversidade de espécies de microorganismos, animais e vegetais, ou seja,a Biodiversidade é decisiva para a vida humana. Ela permeia tudo na nossa vida : alimentos, qualidade o ar, da água, tudo. Por isso, o ser humano não é apartado da natureza. Não vive sem ela. E a educação ambiental tenta ensinar isso, para que a biodiversidade seja preservada. Fábio Cascino é um dos principais educadores ambientais do Brasil e vê com olhos críticos o rumo que a Educação Ambiental toma no país.
Entrevista com Fabio Cascino - educador ambiental -
"Penso sempre em primeiro lugar explorar a palavra. Educação é colocar para fora e se lançara e entender o que esta ao seu redor. Se eu penso em estabelecer vínculos com as pessoas, eu penso em me educar. Por aí faço uma leitura um pouco crítica daquilo que a gente entender por educação ambiental. Se educação é colocar se para fora, colocar-se no mundo, portanto não existe um educação que é especificamente sobre o ambiente e educação para o resto. "
Educação rima com mudança, transformação, renovação. Quanto menos educação um povo recebe mas fácil de manobrar ele é. Nos anos 90, após a Rio-92, educadores e ambientalistas lutaram para tornar a educação ambiental parte da educação formal.
Entrevista com Fábio Cascino- educador ambiental:
"O grande papel da educação ambiental é nos colocar, recolocar em contato com o mundo para que a gente tenha condições de reler o mundo e recriar nossa vida."
A principal crítica dos especialistas aos projetos de educação ambiental é que eles se restringem a um ou outro aspecto da questão: água, lixo, floresta. Isto, segundo eles, não provoca mudanças na principal causa dos problemas ambientais: a forma como consumimos os nossos recursos, o nosso padrão de consumo, fragmentando o que deveria ser visto como um todo".
O professor Moacir Gadotti da USP - Universidade de São Paulo e Instituto Paulo Freire também se destaca como defensor da Educação Ambiental ,mas com ressalvas
Entrevista com Moacir Gadotti-diretor Paulo Freire Instituto Paulo Freire professor USP :
"Acho que ela se integrou totalmente aos parâmetros curriculares em função da consciência ambiental.Mas falta muito,falta muito e não basta ter um tema transversal. E a questão ambiental é tão importante para os centros urbanos que não pode ser tratada apenas como um tema a mais. A violência que a gente faz contra o meio ambiente. Não é contra o meio ambiente. E contra ao ser humano"
Ainda são poucos os educadores com formação ambiental que buscam nas suas realidades caminhos que levam pelo menos a pequenas mudanças.
Informações sobre Ecopedagogia:
Instituto Paulo Freire
Fonte:http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=880