Entrou em operação esta semana no Arizona-USA a primeira usina comercial do mundo que usa tecnologia Stirling de concentração de energia solar em discos parabólicos gigantes para gerar eletricidade a partir do sol.
Foram instalados na usina solar 60 coletor-parabólicos solares, chamados de SunCatcher. Cada unidade parabólica tem capacidade de produzir 25 kilowatts e toda a instalação tem uma capacidade de 1,5 megawatts de geração de eletricidade. Suficiente para suprir as necessidades energéticas de cerca de 200 casas
A maioria das unidades geradoras de eletricidade em larga escala a partir de energia solar instaladas até agora são tipicamente usinas que usam painéis fotovoltáicos ou concentradores da radiação solar, onde os espelhos ou calhas reflexivas criam o calor-vapor para produzir eletricidade.
A tecnologia de discos Stirling também capta o calor usando um disco parabólico espelhado que se move constantemente para acompanhar o movimento do sol. Contudo ao invés de aquecimento de líquidos para fazer vapor e mover turbinas-e-geradores de eletricidade, o calor é dirigido a um pistão contendo gás hidrogênio o qual move um motor Stirling para produzir eletricidade.
Na foto abaixo clique e continue clicando para ver uma animação das fases de geração de eletricidade usando tecnologia de discos parabólicos Stirling
Esta tecnologia pode gerar eletricidade com mais eficiência e gasta muito menos água do que outras tecnologias. Os
discos Sterlings não necessitam de água para aquecimento ou arrefecimento e utilizam quantidades mínimas de água para lavar os espelhos, tornando-se um sistema ideal para as zonas áridas e semi-áridas, como Arizona, Nevada, Califórnia, New México e sertão do Nordeste Brasileiro.
As empresas que instalaram esta primeira usina no Arizona tem contratos em construção para instalar unidades geradores de 1.600 megawatts de capacidade na Califórnia e no Texas.
Mais Infomações sobre Uso de Energia Solar para Gerar Eletricidade:
Fonte:http://mybelojardim.com/inaugurada-usina-solar-sterling-de-geracao-de-eletricidade/