SWU MUSIC & ARTS FESTIVAL
Sustentabilidade - SWU – Começa com Você
Uma iniciativa do Grupo Totalcom, em parceria com a The Groove Concept e a TOD, e consultoria da Visão Sustentável, o movimento SWU propõe às pessoas adotar pequenas atitudes por um mundo sustentável e, entre diversas ações programadas, terá como marco de celebração um grande festival de música e artes
Festival ocorrerá em fazenda no interior de SP, durante 3 dias, na primeira experiência do gênero no Brasil
São Paulo, 16 de junho de 2010 – O Grupo Totalcom, de Eduardo Fischer, em parceria com a The Groove Concept, realização da TOD (Total on Demand) e consultoria da Visão Sustentável, anuncia hoje o lançamento do SWU – Começa com você, grande movimento de conscientização em prol da sustentabilidade, inédito no Brasil. É um convite à ação. Uma iniciativa que aponta caminhos para que todas as pessoas que querem ajudar a construir um mundo sustentável comecem a agir. Movimento que, entre diversas ações programadas, contará com um grande festival de música, arte e consciência – o SWU Music and Arts Festival, para celebrar o engajamento de todos.
O SWU (www.swu.com.br) nasce a partir da convicção de que pequenas atitudes geram grandes mudanças e vai mostrar, por meio de uma plataforma de comunicação que utilizará mídias diversas e ações de mobilização em redes sociais, o que está ao alcance de cada indivíduo fazer no seu dia-a-dia em benefício da sustentabilidade. Porque quando muita gente que quer a mesma coisa se junta, maior o impacto da mudança.
“Esse é um movimento que se propõe a conscientizar, sensibilizar e engajar. Estamos empregando toda a nossa expertise em comunicação em prol da mais nobre das causas: o nosso planeta”, diz Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom e idealizador do projeto. “Como diz o Serginho Groisman, ‘além de perguntar que mundo nós queremos deixar para nossas crianças, vale a pena perguntar, também, que crianças – ou seres humanos – nós queremos deixar para o nosso mundo”, completa Fischer.
Além de Serginho Groisman, nomeado Embaixador do SWU, o movimento já conta com a adesão de diversos formadores de opinião como os artistas Reinaldo Gianecchini, Marcos Mion, Astrid Fontenelle, Tânia Khalil, Jair de Oliveira, entre outros, que já gravaram depoimentos de rádio em defesa da causa.
Das 9 cotas (5 de patrocínio e 4 de apoio) do SWU, 4 já estão fechadas com os patrocinadores Nestlé (2), Oi e Heineken, e outras três estão em fase final de negociação. O movimento conta ainda com o apoio e expertise da consultoria Visão Sustentável, de José Pascowitch, que atua em projetos de sustentabilidade empresarial.
Para disseminar a ideia de que todos podem contribuir para um mundo melhor, o SWU terá suporte de uma campanha de massa, com mensagens, informações e dicas de pequenas atitudes cotidianas por onde começa a mudança. Exemplos de medidas simples e individuais que, multiplicadas por um grande número de pessoas, produzem grandes resultados. O movimento se apoiará ainda em redes sociais na web, para que pessoas sensíveis à causa da sustentabilidade possam trocar experiências e engajar outras.
O engajamento de todos será celebrado nos dias 9, 10 e 11 de outubro em um grande festival de música e artes, nos moldes de festivais internacionais como o Glastonbury (Reino Unido) e Coachella (EUA). O evento acontecerá na Fazenda Maeda, em Itu, a cerca de 70 km de São Paulo. É a primeira vez que o Brasil sedia um festival desse tipo, oferecendo ao público a oportunidade de viver uma experiência inesquecível de compartilhar música, artes e informação com milhares de outras pessoas num ambiente fora das grandes metrópoles. É a primeira vez também que um festival contará com mega estrutura de camping para receber o público ao longo de seus três dias de duração.
SWU Music and Arts Festival
O SWU Music and Arts Festival terá 20 atrações musicais por dia, entre bandas e artistas nacionais e internacionais, DJs e revelações, devendo reunir público de mais de 200 mil pessoas durante os três dias. O festival já tem confirmadas as bandas Linkin Park, Dave Matthews, Pixies e Incubus.
O evento contará também com exposição e mostra de artes ligadas ao tema sustentabilidade, com curadoria de Eduardo Srur, artista plástico conhecido por intervenções urbanas, como a instalação de garrafas PET gigantes no rio Tietê, em São Paulo.
Além de música e artes, o Festival sedia ainda um Fórum de Sustentabilidade em que pensadores, empresários, acadêmicos e representantes de organizações não-governamentais trocarão idéias com o público a respeito de temas ligados à sustentabilidade. O Fórum tem curadoria da americana Kate Dohring, fundadora do Wealth Living and Giving, uma organização filantrópica que reúne uma revista, website e consultoria para fundo de doações.
Para realizar o SWU, o Grupo Totalcom se associou à The Groove Concept, empresa de entretenimento responsável pela realização do Festival Maquinária, que já trouxe o Faith no More e o Jane’s Addiction ao Brasil.
Outro nome de peso que atua nos bastidores do SWU Music and Arts Festival é David Saltz, produtor executivo que acaba fazer o show de abertura da Copa do Mundo da África do Sul. Ele é também conhecido pela produção dos shows exibidos nos intervalos do Superbowl, além de atuação em projetos como The Beatles Antology e Stones in Exile.
Atrações Confirmadas até o momento
Dia 09: Rage Against the Machine; The Mars Volta; Los Hermanos; Mutantes, Black Drawing Chalks; Infectious Groove. Tenda eletrônica: DJ Marky, The Twelves, Killers on the Dance Floor, Glocal
Dia 10: Dave Matthews Band; Kings of Leon; Regina Spektor; Sublime with Rome, Joss Stone, Capital Inicial, Jota Quest, O Teatro Mágico. Tenda eletrônica: DJs Sharam, Roger Sanchez, Markus Schulz, Life is a Loop; Mario Fischetti, Sander Kleinenberg e Nick Warren
Dia 11: Linkin Park; Queens of the Stone Age; Incubus, Pixies; Avenged Sevenfold; Cavalera Conspiracy; Yo La Tengo, Gloria. Tenda eletrônica: DJ Erol Alkan, Gui Boratto, Anderson Noise.
Sobre os organizadores do SWU
Grupo Totalcom (www.totalcom.com.br)
Idealizador do SWU, o Grupo Totalcom, fundado por Eduardo Fischer, é o grupo líder em comunicação integrada na América Latina e a primeira multinacional de capital brasileiro nesse setor, que nasceu para exportar a criatividade brasileira para o mundo. Presente no Brasil, Argentina, Portugal e Angola, atua como fornecedor de soluções estratégicas e integradas de comunicação, reunindo empresas que prestam serviços de propaganda, marketing digital, marketing promocional, eventos, ativação de marketing, incentivo e fidelização, CRM, branding, consultoria e auditoria de marca.
O Grupo é controlador da TOD (Total on Demand), empresa especializada em serviços integrados de marketing que assina a organização e a produção do SWU Music and Arts Festival, em parceria com a The Groove Concept. Fazem parte ainda da Totalcom a rede de agências Fischer (propaganda e Comunicação Total®); a Smash (marketing promocional), a BG Interativa (marketing digital) e a TEN (consultoria de planejamento estratégico e auditoria de marca).
O Grupo Totalcom é o primeiro grupo brasileiro, com atuação no setor da publicidade, a se tornar signatário do Pacto Global das Nações Unidas, conjunto de princípios e valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
TOD - Total on Demand (www.totalondemand.com.br)
Empresa de serviços integrados de marketing, pertencente ao Grupo Totalcom, que assina a realização do SWU. A TOD tem uma proposta de trabalho inovadora, que representa uma evolução do conceito de comunicação integrada, reunindo em um mesmo espaço físico especialistas em diferentes disciplinas: eventos, promoção, ativação de marketing, CRM, marketing de relacionamento, marketing de incentivo e fidelização, sistemas de premiação corporativa, trade marketing, design e agronegócio.
Nesse modelo, especialistas atuam de forma conjunta, sob demanda, proporcionando aos clientes – com uma única interlocução – soluções de comunicação completas que representam ganhos de produtividade em processos, maior sinergia no marketing e mais eficácia.
The Groove Concept: Produtores associados
Uma empresa jovem e brasileira que desponta como a grande boa surpresa do mercado de entretenimento. Fundada por músicos e fãs de música, a The Groove Concept realiza festivais e eventos com um conceito próprio e vê o mercado de show business sob uma ótica particular. Trabalha a partir do entendimento de que um show ao vivo pode ser muito mais do que uma apresentação musical, tornando-se uma experiência inesquecível para o público e para o artista. Além de promover megaconcertos com os maiores nomes do pop rock universal e regional, com a produção de festivais e turnês pela América do Sul, atua para criar conexões entre bandas e trabalhos conceituais, reunindo, em um só evento, arte, cultura e sustentabilidade, diferencial que vem conquistando o mercado brasileiro.
Um exemplo desse novo olhar sobre o entretenimento é o evento Maquinária Festival, que invadiu o Brasil em 2009. A Chácara do Jockey, em São Paulo, foi o cenário de uma verdadeira maratona musical. Em dois dias, 7 e 8 de novembro, 19 bandas passaram pelos palcos do festival, que contou ainda com arte urbana e ações sustentáveis. Mais de 40 mil fãs puderam viver a legítima sensação de um festival europeu com os maiores nomes da cena nacional e internacional: Faith No More, Jane’s Addiction, Evanescence, Sepultura, Deftones, Panic! At The Disco, Nação Zumbi, entre outras atrações. A primeira edição do evento aconteceu em 2008 e reuniu milhares de pessoas e 30 atrações no Espaço das Américas, em São Paulo.
Esta é a The Groove Concept, uma empresa nova e criativa que já vem conquistando espaço no exterior com a realização, este ano, do Maquinária Festival em Santiago, Chile.
Quem trabalha no SWU Music and Arts Festival
David Saltz: Produtor Executivo
Notável Produtor Executivo de música e mídia que há quase três décadas realiza projetos grandiosos nas áreas de TV, rádio, internet, multimídia, transmissão de entretenimento especializado e grandes eventos esportivos. Responsável pela produção dos shows que marcaram há poucos dias a abertura da Copa do Mundo na África do Sul, assina também a série The Beatles Anthology, que ganhou uma versão em DVD; ABC In-Concert, Elvis Viva Las Vegas, Elvis Lives, Elvis By The Presleys, U2 Zoo TV e Live 8. Produziu ainda os shows nos intervalos do maior campeonato de futebol americano do mundo, o Superbowl, com Tom Petty, Prince, The Rolling Stones & Paul McCartney, além do NFL Kick Off, NBA Playoffs and Finals e European Cup 2008.
Kate Dohring: Curadora do Fórum de Sustentabilidade
Criou a Wealth Living and Giving, uma plataforma filantrópica que inclui uma revista, website e consultoria para fundo de doações. Atou como consultora de diversas ONGs, entre as quais o Freedom Center, com a apresentadora Oprah e o rapper P. Diddy, e fez parte do The Center For Corporate Citizenship’s Youth Engagement Council.
Com experiência em mídia e entretenimento, começou sua carreira no desenvolvimento do selo musical da banda U2, no início dos anos 1980. Trabalhou como produtora do Lucky Brand Jeans Denim Highway Music Experience, que contou com artistas como Pearl Jam, Lady Gaga e Patti Smith.
Eduardo Srur: Curador da Mostra de Artes
Eduardo Srur iniciou sua carreira como artista plástico com a pintura e, a partir de 2002, passou a investigar novas mídias - fotografia, vídeo, performance, instalação e, em especial, a linguagem de intervenção urbana. Realizou obras em instituições culturais e espaços públicos no Brasil e exterior. Participou de exposições na França, Suíça, Espanha, Holanda, França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Cuba. Sua produção atual se caracteriza por ações críticas ao sistema social e artístico, normalmente carregadas de ironia e signos da cultura pop. A estratégia do artista utiliza-se da comunicação com o grande público e a cultura das massas. É o criador de intervenções urbanas como Touro Bandido, na Cow Parade; Nau, no Parque do Ibirapuera; e Pets, no Rio Tietê, todas em São Paulo, entre outras.
Ingressos
O 3º lote de ingressos para o SWU está sendo vendido pela rede Ingresso Rápido (site www.ingressorapido.com.br, call center 4003-1212 e cerca de 60 pontos de venda em todo País) pelos seguintes valores:
Os pontos de venda estão disponíveis no www.swu.com.br
CAMPING
O SWU Music and Arts Festival, que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro na fazenda Maeda, em Itu, reunindo música, artes e consciência numa experiência inédita no Brasil, anuncia informações sobre a área de camping, que funcionará no período de 8 a 12 de outubro. O público poderá curtir as 60 atrações musicais e todo o clima de arte e sustentabilidade sem ter de voltar para casa. O local terá duas áreas de camping, em locais privilegiados da Fazenda Maeda, em que os visitantes poderão desfrutar também de todas as opções de lazer do local, como a pescaria esportiva e a tirolesa (cobradas à parte).
As entradas para o camping começam a ser vendidas a partir de 13 de agosto, separadamente dos ingressos dos shows, pelos canais de venda da Ingresso Rápido (internet, Call Center e pontos-de-vendas). Só poderá se hospedar no camping do festival quem adquirir ingressos para os três dias (avulso ou passaporte), que devem ser apresentados na entrada do evento.
As áreas de camping serão organizadas por ruas e terão espaços demarcados e numerados. Cada visitante terá um espaço de 16m2, suficiente para abrigar barracas com até quatro pessoas. A estrutura contará com segurança dia e noite, postos médicos, banheiros com chuveiro e lojas de conveniência 24 horas. Para refeições, os visitantes contam com o restaurante Pesqueiro Maeda e as praças de alimentação dentro da arena do festival.
O público pode ainda utilizar toda a infraestrutura de lazer oferecida pelo local, como a Pescaria Esportiva, Teleférico, Piscina com Toboágua, Arvorismo e Tirolesa (cobrados à parte) Os portadores de necessidades especiais terão toda a assistência necessária para locomoção nas áreas de camping e banheiros adaptados.