A importância das dimensões social e ética ( além da ambiental ) para a construção de uma sociedade sustentável e justa

Por Jorge Abrahão


Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


Utilizamos o espaço aqui da CBN na última quarta-feira para falar de uma agenda para os próximos anos que contemple a busca por uma sociedade justa e sustentável para o nosso país. Estamos construindo uma proposta para uma economia verde, inclusiva e responsável. Na nossa última conversa, fizemos referência a dimensão verde, mas é importante também mencionar dois outros pilares, duas outras dimensões, a social e a responsável, que estão totalmente integradas com a dimensão ambiental. 
Aliás, sem a integração destes 3 pilares, a construção de uma sociedade e de um país sustentável, simplesmente não seria possível de se realizar.

Na dimensão social é preciso erradicar a pobreza, garantir o acesso universal aos serviços públicos e reduzir a desigualdade social, enfim, para que sejam asseguradas uma melhor qualidade de vida para todos. E, devemos entender qualidade de vida e redução da desigualdade social como algo que vá além da melhoria da renda. Itens fundamentais na vida das pessoas e das famílias, tais como, educação, saúde, saneamento e segurança, precisam ser ampliados e melhorados, pois impactam diretamente na qualidade de vida de todos nós. Como exemplo, podemos dizer que não é suficiente uma família ter dinheiro para comprar uma televisão de última geração e ao mesmo tempo ter o esgoto correndo a céu aberto na frente de casa, colocando em risco a saúde das pessoas. 

No pilar responsável é necessário o estabelecimento de compromissos com a ética, com a integridade nas relações de mercado, com o estímulo a concorrência leal, o combate à corrupção e a impunidade, além da ampliação dos mecanismos de transparência. As empresas, nesse sentido, exercem um papel fundamental, pois não só impulsionam a economia, como também são importantes definidoras nas boas, justas e corretas relações estabelecidas com clientes, fornecedores, acionistas, comunidades, governos e consumidores, entre os principais stakeholders afetados diretamente por suas ações. 

A partir dessas reflexões que tomam como base os pilares verde, social e responsável, o Ethos em conjunto com empresas, movimentos e organizações da sociedade, quer ampliar a agenda com propostas que definam claramente o papel de empresas, governos e sociedade civil no caminho de uma sociedade sustentável.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia