Conhecer o aterro sanitário da cidade faz parte de um projeto educacional, aplicado nas escolas da rede municipal de Guariba. Desde o ano passado, alunos do 1º ao 9º ano têm aulas práticas sobre reciclagem e meio ambiente.
E a conscientização tem surtido efeito. Em abril deste ano, os próprios alunos desenvolveram um projeto: sacolas de adubos químicos são transformadas em retornáveis e, posteriormente, distribuídas aos moradores, para que cada um separe o próprio lixo. Elas são lavadas e costuradas por funcionários da prefeitura, e os estudantes as entregam, juntamente com panfletos informativos. Ao todo, já foram distribuídos 950 sacolas, em cinco bairros da cidade.
Em Guariba, o serviço de coleta seletiva funciona há oito anos. Porém, apenas 10% dos munícipes separam o lixo produzido. De acordo com a secretária do meio ambiente, Miriam Geraldo Mendonça, o objetivo é aumentar esse porcentual. “Nossa meta é, até dezembro deste ano, coletar pelo menos 50% desses resíduos”, disse.
Segundo a coordenadora do projeto, Miriam Louzada da Silveira, as aulas conscientizam as crianças que, por sua vez, levam os ensinamentos aos adultos. “Quando elas veem os pais misturando material reciclável e lixo orgânico, elas chamam a atenção e ainda dão explicações”, comentou.
Fonte:
http://eptv.globo.com/ribeiraopreto/noticias/NOT,2,2,353008,Estudantes+trocam+sala+de+aula+por+lixao.aspx
e http://projetoambientalguariba.blogspot.com/
e http://projetoambientalguariba.blogspot.com/