A aeronave doada pela Força Aérea Brasileira deve ser entregue até a próxima segunda-feira (8), dia do 454° aniversário de Guarulhos. O modelo AT-26 Xavante que já “pousou” na praça Santos Dumont, na Vila Galvão, encontra-se em fase de montagem realizada por representantes da Aeronáutica.
De acordo com funcionários das forças armadas que atuam na instalação, os trabalhos estão concentrados na limpeza das peças e montagem da aeronave. Após esta fase, o modelo será erguido e colocado em uma estrutura de ferro.
A segurança do novo monumento da cidade será realizada através de rondas da Guarda Civil Municipal (GCM), conforme informações da prefeitura.
O modelo que ficará exposto na praça Santos Dumont foi fabricado em 1976, sendo o 99º no País e o 342º no mundo. A aeronave voou até o final de 2010, sendo então desativada depois de 6.273 horas de voo e realizou 7.685 pousos.
Durante mais de 40 anos o avião a jato foi utilizado tanto na formação de pilotos de caça e quanto os de ensaio em voo, que atuam como espécie de piloto de testes.
Ao todo, foram produzidos no Brasil 182 aviões Xavante, entre os anos de 1971 e 1981. Desses, 10 foram exportados para o Paraguai e outros 6 para Togo, na África.