Dia da Mata Atlântica marca desafio de proteger o que ainda resta

Dia da Mata Atlântica
É impossível falar da Mata Atlântica, uma das florestas mais exuberantes do mundo, sem usar superlativos para dimensionar sua importância e evidenciar sua urgente proteção.No dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. 
A data marca a necessidade de barrar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas, públicas e privadas, e melhorar a gestão daquelas que já existem.


DICAS DE COMO CONTRIBUIR PARA A CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA


Faça a sua parte

Mais do que regiões isoladas de natureza selvagem, a Mata Atlântica interfere diretamente na vida de 70% da população brasileira. Sua importância se reflete na economia, no desenvolvimento, nas relações sociais nas cidades, entre muitos outros aspectos. A floresta é fonte de água, controla o clima, preserva espécies, protege encostas, permite pesquisas... ou seja, oferece serviços diretos para quem vive nos cerca de 3 mil municípios de seu domínio.



De outro lado, as atividades humanas influenciam a sobrevivência dos últimos remanescentes de Mata Atlântica: pela produção de lixo, poluição das águas e uso de energia, pelo consumo de alimentos e de bens insustentáveis, além de ocupações irregulares, turismo predatório, exploração ilegal.


A questão ambiental está presente em todas as áreas da vida e, mais do que parece, desenvolver atitudes responsáveis pode implicar em sociedades mais sustentáveis. Também produz conscientização de mais pessoas e, consequentemente, aumenta as chances de conservação da natureza.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia