A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água,
locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é
importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas
de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores,
garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e
lixeiras, entre outros.
Mas para se evitar a doença, ações fáceis podem ser tomadas pela população para que não haja a proliferação do mosquito. Deve-se evitar o acúmulo de água parada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de garrafas, pneus, vasinhos de plantas, tambores, latões e muitos outros. Confira abaixo algumas ações de prevenção que podem se feitas por você na sua casa, escola, trabalho ou vizinhança.

Fonte IMAGEM: http://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html
Confira os sintomas da Dengue
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos. |













Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:










Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Arte G1

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.
Fonte: Dengue Org
